InteRural Berrante Comunicação




Paint Horse


Uma ótima aposta de investimento

Descartada por muitos criadores por ser uma raça pintada, hoje, essa mesma característica dá o nome à raça Paint Horse. Considerado um dos cavalos mais versáteis, o Paint Horse é utilizado em atividades diferentes, que incluem a prática de corridas, saltos e cavalgadas, de rédeas, tambores e balizas, hipismo rural, atividades de lazer e hobby familiar, bem como, em trabalhos no campo e lida bem com o gado.

Derivado do Quarto-de-Milha, de origem norte-americana, o Paint Horse diferencia-se pela pelagem mais exótica, que conta com manchas brancas, de formato e de tamanho diferentes, espalhadas pelo corpo do animal. Resultado do cruzamento do Puro Sangue Inglês com o chamado Mustang Americano, um cavalo nativo e selvagem dos Estados Unidos, no Brasil, a raça já ocupa a primeira colocação no ranking de comercialização. O motivo é um só: reúne a beleza de ser um cavalo de pêlos exóticos com a versatilidade necessária para o trabalho, o lazer ou o esporte.
No Brasil, a raça é uma das campeãs de importação e o número de associados da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Paint (ABC Paint) cresce geometricamente. A projeção que a raça vem tomando nos últimos anos mostra a sua valorização no mercado de eqüinos no país. Os cavalos Paint demonstram uma fácil adaptação às modalidades esportivas desenvolvidas no País.
O criador Frederico Ferreira Lima aposta bastante em competições, “Participo, com meus cavalos, de competições por todo o Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, e acredito muito na raça, pois o cavalo de competição tem que ser um animal completo em todos os aspectos, pois ele pode fazer rédeas, laço, baliza e tambor”, comenta Frederico.
O Paint Horse é um cavalo inteligente, musculoso, que é extraordinariamente versátil, forte, atlético e de beleza inigualável. A conformação musculosa, em relação à construção óssea e muscular, faz com que este cavalo seja altamente adaptado para trabalho na fazenda. Embora, geralmente, com estrutura óssea forte e bem balanceada, o Paint apresenta uma rara beleza, especialmente nas áreas do pescoço e da cabeça. Os plantéis brasileiros contam com reprodutores de primeira qualidade, das principais linhagens Quarto de Milha. A preocupação com as modalidades de performance e com as classes amadoras garante a manutenção do interesse pelo animal, abrindo mercado e estimulando o seu crescimento.
A cor do pêlo e o padrão fazem do Paint Horse um cavalo único, valorizando qualquer haras. Cada cavalo tem uma combinação de branco com outras cores do arco-íris eqüino. O Paint é uma opção para os criadores de Quarto de milha, que une uma enorme versatilidade com uma exótica pelagem. Antes de ser criada a associação do cavalo Paint no Brasil, a ABQM passou a fazer um registro especial, especificando o excesso do branco.

Como Registrar

Paint Horse tem uma combinação particular de branco com outra cor dos eqüinos. As manchas podem ser de diferentes forma e tamanho, podem ser localizadas, virtualmente, em qualquer lugar do corpo do animal. Embora os Paints tenham uma variação de cores, com manchas diferentes, existem somente três especificações do padrão do pêlo. Estas cores, manchas e padrões, combinadas com a origem da linhagem, habilidade atlética e disposição agradável, fazem do Paint Horse um investimento com qualidade, ou seja, um cavalo para todos os tipos de situações. Antes de começar o processo de registro, o criador deverá saber se o seu cavalo pode ser registrado na ABC Paint. Enquanto uma pelagem colorida é essencial para identificar a raça, o Paint Horse tem linha sangüínea muito restrita e uma conformação de corpo distinta. Para poder ser candidato a registro, o garanhão e a égua devem ter sido registrados na ABQM ou na Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo de Corrida (PSI). Para ter o Registro Regular, o cavalo deverá, também, exibir um mínimo de pêlos brancos sobre a sua pele sem pigmentação.

Reprodução

A criação de Paint Horse se torna, cada vez mais, modernizada. A inseminação artificial, por exemplo, tem se mostrado bastante eficiente, por intermédio dela o número de coberturas pode até dobrar, sendo feita a fresco ou congelada. Além de economizar garanhões, evita doenças sexualmente transmissíveis, aumenta o número de coberturas e é extremamente higiênico.
Mas, para que a inseminação seja bem sucedida, os criadores devem sempre procurar orientação e informações sobre o manejo dos animais, principalmente, durante a estação de monta. Nessa época o animal deve ser submetido a uma dieta com suplementos à base de componentes nutricionais, que entram na formação do espermatozóide e, conseqüentemente, vão proporcionar um sêmen de melhor qualidade. Os cuidados devem ser redobrados, como explica o veterinário Gustavo Lima, “Deve-se ter muito cuidado com o animal, principalmente com a manutenção de sua saúde física e mental, com o objetivo de garantir a qualidade da reprodução, além dos exames sanitários, são imprescindíveis: AIE, exames de ultra-sonografia ou de histopatologia e citopatologia nas éguas, entre outros”, explica o veterinário.
O garanhão e avaliado por meio de um exame andrológico, que atesta a qualidade do sêmen e que dará uma noção, ao criador, de quantas éguas terão condições de ser cobertas durante a temporada, “Um garanhão saudável pode dar até 4 saltos por dia, embora a média seja de 2 saltos. Cada garanhão pode cobrir, em média, de 60 a 100 éguas, durante toda a temporada”, completa Gustavo.

Estrutura do Paint

Para classificar uma classe de Paint Horse baseado na conformação, um juiz deve ser capaz de se concentrar na musculatura e na estrutura óssea do cavalo, também deve ignorar o padrão de cor.
A cidade de Uberlândia entra de vez no cenário dos cavalos da raça PAINT HORSE. Criadores estão, cada vez mais, investindo na raça, como é o caso do advogado Frederico Lima Ribeiro, que recentemente adquiriu o animal Gay Bar Drummer HRM. Em sua linha paterna, o animal é filho direto de um dos melhores garanhões da raça Paint dos EUA, Gay Bar O Lena, sendo Campeão Mundial Junior de Rédeas 1995, Campeão Mundial Sênior de Rédeas 1998, Reservado Campeão Mundial Sênior de Rédeas 1997, é Superior em Rédeas, tem Registro de Mérito em Rédeas, é Finalista USET (United States Equestrian Team) 1999. Além de ter sido um grande campeão, foi um grande produtor. No ranking do 1º semestre de 2006, nos esportes eqüestres que existem no Brasil, foi o 2º melhor reprodutor. Gay Bar O Lena apresentou 19 vitórias em rédeas, 16 em working cow horse, 21 em laço, 12 em tambor e 12 em baliza (Fonte: Paint Horse Journal, Out/06), mostrando-se um reprodutor de extrema versatilidade. Já em sua linha materna, Gay Bar Drummer HRM traz a genética de Deltas Fanciful Flyer, uma égua de extrema beleza, homizigota, importada dos EUA pelo Haras Recanto Marina, filha direta de Brigalenas Delta-Alpha. Campeão Mundial APHA/1994 em Laço Bezerro Senior, 171 pontos de performance, Superior em Laço Cabeça, Registro de Mérito em Laço Cabeça e Steer Stopping e, ainda, é neta de Delta Flyer – Aqha. Ganhador de US$ 223.705: NCHA Super Stakes Champion Nanza 6 Yars CLD, Campeão Aberta, Tropicana Open Classic Reservado Campeão.
Acompanhe no animal Gay Bar Drummer HRM um exemplo da raça, as partes de um bom reprodutor e suas definições:

Pernas
Ilusões ópticas criadas por cores contrastantes nas pernas são, particularmente, difíceis de pintar sobre um desenho unicamente dimensional; estas distorções podem ser mais variadas. Os cavalos que tem as pernas brancas, normalmente, aparentam ter as pernas tortas, quando são estruturalmente corretas. Ilusões devastadoras são criadas quando o escuro e o branco vêm juntos, causando ângulos estranhos nas pernas. Se um Paint Horse tem o branco e o escuro encontrando nas pernas, e aparenta ser cow-hocked - olhe a cor do outro lado para ver a conformação correta.

Espessura do Pescoço
Longo, fino, linhas rendilhadas de branco distorcerão a turvação do pescoço. Longo, fino, linhas rendilhadas criará a ilusão de um pescoço em boa posição. Uma larga obstrução do branco criará a ilusão de um pescoço grosso e largo.

Estatura
O contraste do escuro com o branco pode criar uma ilusão mais impressiva da estatura. Cavalos de cores escuras, com marcas elevadas nas pernas, normalmente, aparentam ser mais curtas do que um cavalo de mesma extensão com um padrão na vertical.

Definho e anca
O contraste entre o branco e o escuro pode, também, criar a ilusão de peso insatisfatório. A maior parte do branco ou do escuro, no local errado, pode fazer com que o tamanho dos definhos ou a extensão da anca aparentem mais curtos ou mais longos do que eles realmente são.

Barriga
Ilusões criadas pelo relacionamento entre o escuro e o branco podem distorcer a extensão do dorso ou do traço do cavalo. Oscontrastesdas cores na barriga podem distorcer o aspecto da circunferência do peito, bem como a barriga.

Anca, Joelho e (Gaskin)
Ilusões criadas pelo escuro junto ao branco podem também achatar a anca do cavalo, diminuir a largura do joelho e fazer o gaskin parecer mais largo do que é.

Olhos
A cor dos olhos de um cavalo Paint e de sua pele cercante podem realçar ou diminuir a simpatia visual do animal.

Cabeça e Traquéia
O padrão de cores da cabeça e da traquéia de um cavalo Paint pode criar ilusões interessantes. O contraste entre o branco e o escuro na cabeça pode aparentar uma fronte larga, focinho inclinado, orelhas estendidas, a garganta grossa, ou narinas dilatadas. As marcas faciais podem aparentar que o animal tem um temperamento dócil.

Angulo do ombro
O padrão de cores do ombro pode aparentar um bom ombro. De aparência fraca, o ombro correto aparenta ser fraco. As cores nesta área distorcem a percepção de estar inclinado - fazendo com que o pescoço aparente ter uma inclinação correta, onde ele está em uma posição certa ou aparenta estar reto quando a inclinação é correta.

Comprimento do Pescoço
O branco no pescoço é, às vezes, triangular. Esta ilusão cria uma deformidade no comprimento. Quando a base do triângulo está rumo ao ombro, o pescoço aparenta ser mais longo. Quando a base do triângulo está no rumo da cabeça, particularmente quando os lados do triângulo são iguais, o pescoço aparenta ser curto.

Padrões de Coloração

Embora haja muitas palavras americanas para descrever os padrões de contraste do Paint Horse, a ABC Paint usa três termos para descrever os diversos padrões: OVERO, TOBIANO, ou TOVERO. Estes padrões são diferenciados pela localização do branco no cavalo, e não pela cor do pêlo. No Brasil, os animais que não têm manchas são chamados de sólidos. Para descrever um cavalo Paint usamos a terminologia: Alazão (cor do pêlo), Overo ou Tobiano ou Tovero. Existem muitas variações e exceções nesses padrões, mas, como uma regra geral, as seguintes definições indicam as variações de padrões nos Cavalos Paint.

OVERO
Geralmente, o branco não ultrapassa as costas do cavalo entre a cernelha e a cauda: todas as patas, ou pelo menos uma, são escuras. O branco é irregular e um tanto espalhado; as marcas da cabeça são distintas, em forma de frente aberta, arregaçada, ou branco, em forma de osso. Um cavalo Overo pode ser predominantemente branco ou preto, e a cauda, geralmente, é de uma só cor.
 
TOBIANO
 A cor escura, geralmente, cobre um ou ambos os flancos, e a cor branca vai passar o lombo entre a cernelha e a cauda. Geralmente, todas as quatro patas são brancas, pelo menos abaixo do curvilhão, ou joelhos, as manchas são irregulares e distintas, tais como, formas ovais ou padrões redondos, que se estendem para baixo do pescoço e do peito, dando a aparência de um escudo. As marcas da cabeça são como aquelas de cavalos de cores sólidas, ou como uma mancha, uma faixa, uma estrela ou um retalho. Um tobiano pode ser, predominantemente, escuro ou branco. A cauda, geralmente, contém duas cores.

TOVERO
Estes cavalos combinam as características de ambos os overos e tobianos.


 





E ai, o que achou dessa matéria? Deixe aqui seus comentários:





Últimos comentários:
Ricardo Borges - Fazenda Santa Maria | 24/01/2013 10:21

Gostaria de saber realmente quais são as linhagens de trabalho fechado na raça paint que estão disponiveis no Brasil,há muita controvérsia em relação á isso!!!!!

fabio l lepeck filho - Rancho KFL | 21/05/2012 22:02

sou criador paint e quarto de milha em SC adoro adquerir conhecimento sobre a raça 47 96311132

Marcelo brunozi de Oliveira - fazenda | 24/01/2012 23:27

Ola companheiros! gostaria de saber a onde posso encontra potras da raça paint horse.

mauro poletto - poletto | 13/11/2011 14:44

Olá aigos, td bem? Gostaria de adquirir várias fêmeas da raça paint horse, como faço? atenciosamente, Mauro

mauro poletto - poletto | 13/11/2011 14:44

Olá aigos, td bem? Gostaria de adquirir várias fêmeas da raça paint horse, como faço? atenciosamente, Mauro

sergio augusto sponchiado - são pedro | 05/10/2011 15:53

maravilha de reportagem , enviam-me as noticias atraves de meu e-mail obrigado

marcos - chacara esperança | 01/09/2011 22:42

tenho um potro pent com 1 ano e gotaria de saber se tem como registrar ele . o pai tem registro É QM elzorreiro mas a mae nao tem mas e pent pura

william gabriel - boa esperansa | 13/08/2011 13:02

amo cavalos quarto de milha

william gabriel - boa esperansa | 13/08/2011 13:02

amo cavalos quarto de milha

clara | 08/05/2011 21:49

adorei seu Blog nós gostamos muito de cavalo e digo que vocÊ está totalmente certa

joão pedro - parque de vaquejada ponta de ouro | 08/03/2011 11:00

Achei ótima a matéria, crio cavalos paint para vaquejada, desejo receber informativos pelo email.

anna melyssa - piquete do patrão velho | 15/11/2010 20:36

achei esta materia muito interesante pois quero ser veterinaria de animais de grande porte,eu tenho um cavalo apaluso e do meu irmão e tobiano.

Celmo Silva Filho - Rancho das Candeias | 11/11/2010 12:52

Todo trabalho feito com boa intensão é válido. Mas, eu gostaria de saber, por qual motivo nao podemos registrar um animal mestiço da raça Paint-horse.?

Tales Kramer Alcalde - Cabanha Carrascal | 07/11/2010 14:01

Prezado. Como posso saber com certeza a pelagem de um cavalo se é tobiano, colorado bragado ou oveiro? Muito Grato. Tales

Rodrigo Soares - - | 21/10/2010 10:53

Não tenho fazenda e nem empresa,apenas amo cavalos,é um animal muito amigo,as pessoas dizem que o melhor amigo do homem é o cão,mas pra mim é o cavalo,o trabalho de vocês está de parabéns.

Joana Mara Azevedo S Pomarole - Haras Santa Rita da Bela Vista - Lagoinha SP | 15/06/2010 22:28

fantástico

Romualdo Martins de Paula - Chacara Santa Fé | 29/04/2010 14:58

Parabéns, ficou otimo este trabalho. Tudo que fizermos na vida, tenho certeza que alguem não ficara satisfeito, mas este tipo de situação vem a nós fortalecer para que possamos nos reciclar e melhorar nossos desempenho a cada dia. Acredito neste projeto que vocês vem desenvolvendo no meio rural, continui com esta busca e aplicação da informação. O futuro pertence a que tem a pratica da leitura e vocês sabem aplicala muito bem. Abraço a toda a equipe Interural. Só faltou a foto da minha egua. Donna Madona Mia TMR. Más eu perdou.

CARLOS ALBERTO BELO GAMON - CHACARA JD | 30/03/2010 21:53

Estou comprando um cruzamento de um PAINT HORSE puro com uma QUARTO DE MILHA tambem pura, nasceu macho, pernas longas e anca larga e ja musculosa, todo marrom como a mae,e as patas e o rabo negros... O que terei? Já há esse cruzamento, onde procuro na net? OBRIGADO CARLOS.

KAROLINE.F.LEPECK - RANCHO KFL | 25/02/2010 14:32

NAO ACHEI MUITO LEGAL MAIS SIM ENTERESANTE


Copyright InteRural. Todos os direitos reservados. Serviços: Assine a Revista | Fale Conosco | Anuncie aqui